Gerência - Ciclo de Vida de Desenvolvimento

O ciclo de vida de TI com base no MSF e no MOF

Dando continuidade ao nosso estudo sobre MOF - Microsoft Operations Framework, neste segundo artigo pretendo demonstrar como funciona o ciclo de vida de TI de uma forma bem simples, pois com este conceito será possível entender o ciclo de vida do MOF e aprender um pouco sobre MSF - Microsoft Solutions Framework.

por Cleber Farias Marques



Objetivo

Introdução

Toda a equipe de TI deve trabalhar em conjunto para entregar da melhor forma os serviços prestados para a organização/cliente, sendo esta uma responsabilidade que faz parte da rotina de todos os colaboradores, desde o CIO até um analista do Service Desk.

A equipe de TI deve estar focada em atender as necessidades do negócio entregando soluções (entenda como projetos de Software - desenvolvimento, ou de infra-estrutura - serviços) de acordo com os requisitos acordados, implementando estas soluções de forma eficiente e eficaz procurando manter e administrá-las com excelência.

Duas Estruturas e um Ciclo

Como já foi dito antes a documentação do MOF trás recomendações para planejar, aplicar e manter processos operacionais que suportem serviços de missão crítica, porém no ciclo de vida de um projeto de TI existe um passo anterior que aborda o planejamento da solução e para este passo contamos com as práticas recomendadas pela documentação MSF - Microsoft Solutions Framework.

O MSF e o MOF trabalham de forma complementar, ou seja, para apoiar o clico de vida de TI cada uma delas precisa da outra e assim as duas estruturas agem juntas com o objetivo de diminuir o tempo entre entender uma necessidade e entregar uma solução. Uma integração consistente e conceitos padronizados entre as duas estruturas tornam possível manter uma comunicação efetiva durante todo o ciclo e entregar soluções de alta qualidade.

Figura 1 – Ciclo de Vida de um projeto de TI

De acordo com o que a Microsoft apresenta dentro do ciclo de vida de projeto de TI o MSF e o MOF seguem quatro passos básicos para criar uma solução (ou aplicar uma alteração em uma solução já existente) e operar a mesma em um ambiente de produção, Veja:

PLAN: Planejar a solução utilizando MSF e MOF, procurando entender os requisitos operacionais e de negócio para desenhar e criar uma solução de acordo com a arquitetura necessária tendo como apoio as agendas e os planos de projeto.

BUILD: Construir/Desenvolver a solução utilizando o MSF para criar as características, componentes e outros elementos descritos nas especificações e no plano de projeto, sempre utilizando ferramentas de desenvolvimento e processos apropriados.

DEPLOY: Mais uma vez utilizar o MSF e o MOF juntos, desta vez para implementar a solução no ambiente de produção, sempre com base no gerenciamento de versões.

OPERATE: Buscar a excelência operacional utilizando os modelos e processos do MOF para gerenciar a solução.

Resumo: O primeiro passo é planejar uma solução que atenda as necessidades do negócio utilizando MSF e MOF, em seguida utilizar o MSF para desenvolver a solução seguindo os processos apropriados e utilizando as ferramentas ideais, logo ter como base novamente o MSF e o MOF para implementar a solução em um ambiente de produção para finalmente seguir as recomendações do MOF buscando a excelência na hora de operar e gerenciar tal solução.

Este ciclo permite que a equipe de TI possa atender as necessidades de uma organização, seja para um novo projeto ou até mesmo para uma pequena mudança em determinada solução já em produção. O MSF e o MOF têm objetivos diferentes, porém complementares, e as duas documentações juntas oferecem guias detalhadas para lidar da melhor forma com pessoas, processos e tecnologia em qualquer ambiente.

Conclusão

Se você está acompanhado esta série de artigos desde o anterior já sabe que o MOF é uma documentação que recomenda melhores práticas para alcançar a excelência nas operações de TI, agora já tem uma idéia também de como funciona o ciclo de vida de um projeto de TI com base no MSF e no MOF, sendo assim você está pronto para o próximo artigo no qual será abordado o ciclo de vida do MOF e suas características. Até lá, aguardo críticas e sugestões para melhorar os próximos artigos e cada vez mais facilitar o nosso entendimento sobre este assunto. Muito obrigado.

Cleber Farias Marques

Cleber Farias Marques - Atua na área de TI desde 1997, é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-graduando em Gestão de TI Aplicada aos Negócios. Possui certificações em ambiente de Infra-Estrutura Microsoft como MCP, MCDST, MCSA, MSFE e também ITIL Foundation, sendo o primeiro certificado MOF Foundation do Brasil. Idealista do projeto MOF Brasil (www.clebermarques.com) que tem como objetivo compartilhar as melhores práticas de ITSM.