Infra - Windows

Realizando Repacking de Softwares

Hoje em dia empresas que têm uma grande quantidade de estações de trabalho para manter e a necessidade de constante atualização das mesmas, faz com que o processo de automação seja essencial para agilidade e redução de custos com suporte e manutenção dos equipamentos.

por Rodrigo M B Santana



Introdução

Empresas com sua infraestrutura de TI bem organizada utilizam do recurso de distribuição de pacotes de software via rede.

Exemplo: Você é responsável por um parque de 1000 maquinas que possuem o Microsoft Windows XP instalado nelas e você precisa instalar a nova versão do Acrobat Reader em todas elas. Oque você faria?

Iria a cada maquina com um cd e/ou Pendrive? Isso demandaria muito tempo tanto seu para instalar os softwares nas maquinas quanto do usuário por estar parado sem poder trabalhar na mesma.

Acessaria remotamente cada maquina? Assim reduziria o tempo perdido por você, mas os outros problemas ainda permaneceriam.

E se tivesse uma opção onde pudesse instalar o software em questão de minutos (logicamente dependeria do tipo do software,da velocidade de sua rede e outros itens) em todas as maquinas, sem precisar acessar uma por uma e sem impactar o usuário no seu trabalho?

Isso é a distribuição de pacotes, onde no exemplo, o Adobe Acrobat seria um pacote.

Essa distribuição pode ser feita através de algumas ferramentas, dentre elas, o Microsoft System Management Server, o Symantec Altiris e o WPKG que é um software de código aberto.

Não será realizada a comparação entre as ferramentas de distribuição de software, mas sim será mostrado como transformar de maneira eficiente um software qualquer em um pacote a ser distribuído.

Como todo software já é empacotado (Packaged), ou seja, seus arquivos dlls, ocx, exe são comprimidos muitas vezes em um exe (setup.exe) ou vários arquivos cabs, o processo de criação de pacote muitas vezes não passa de uma segunda criação desse setup.exe porém modificado de maneira que tudo seja feita automaticamente, sem intervenção do usuário.

Exemplo: Quando se instala o Microsoft Office tem-se que digitar Número de Registro, especificar o diretório de instalação, quais produtos serão instalados (Microsoft Word, Microsoft Excel, etc) e outros itens.

Um pacote seria essa mesma instalação porém com esses dados previamente configurados no pacote, onde não seria necessário nenhuma especificação durante a instalação, somente a execução do pacote.

E, por ser feita uma segunda criação dessa instalação, tem-se então o nome Repacking ou Reempacotamento do software.

Outra vez, existem varias ferramentas para a realização do Repacking, onde se destacam Microsoft SMS Installer, Symantec Wise Package Studio e InstallShield Admin Studio.

Exemplo

O exemplo desse artigo utilizará o Microsoft SMS Installer, ferramenta essa mais simples de se usar para criar um pacote do Adobe Acrobat que será instalado em Computadores com Windows 2000.

A tela abaixo é a tela inicial do Microsoft SMS Installer. Para Iniciarmos selecionamos Repackage.

Será apresentado a tela abaixo, onde em Installation Program selecionamos o arquivo de instalação do fabricante. Nesse caso é o Adobe Acrobat Reader 5.05 em Português e selecionamos NEXT.

Após selecionarmos NEXT, o SMS Installer executa uma varredura do computador para guardar todos os dados atuais do mesmo, como registros e arquivos.

Selecionamos agora Run Setup para que iniciemos a instalação do aplicativo.

Nesse caso, Adobe Acrobat Reader 5.0.5, selecionamos NEXT em todas as telas, pois a instalação é da tipo padrão (NNF).

Após a instalação selecionamos novamente NEXT para que agora o SMS Installer execute a verificação do computador novamente, fazendo assim uma comparação entre os resultados antes e depois da instalação do software.

Após a analise, selecionamos FINISH. O SMS Installer criará um Script da instalação do aplicativo. Esse script conterá desde diretório de instalação, registros alterados e criados, variáveis de ambiente e outras configurações.

Esse script precisará ser salvo e compilado.

O Sms Installer gerará um arquivo .exe, arquivo esse que será utilizado de agora em diante para instalação do aplicativo. Esse é o nosso pacote.

O Sms Installer também gera o arquivo .ipf que é o arquivo do script, porém não é necessário para se instalar o aplicativo.

Para executar a instalação do pacote de maneira silenciosa, simplesmente execute-o assim:

PATH\PKT.EXE /S

Algumas dicas:

- Execute testes dos pacotes em maquinas de teste, para evitar qualquer perda em caso de problema no pacote. É interessante também que as maquinas de testes sejam copias idênticas das maquinas dos usuários, para um teste mais válido.

- Para a criação do pacote utilize maquinas mais "limpas" possíveis, de preferência só com o windows.

- Lembre-se que uma vez distribuído os pacotes em varias máquinas, que isso não lhe dá o direito de usar uma licença do software em questão para todas as maquinas. Os pacotes são somente para automatização do processo, sendo assim, se você instalar em 30 maquinas o Microsoft Office 2000 você ainda precisa de 30 licenças desse aplicativo.

- Lembre-se também que o SMS Installer captura todas as alterações antes e depois, então se durante a instalação do seu aplicativo o windows estiver instalando uma atualização em background, essas alterações irão ser capturadas pelo SMS Installer.

Conclusão

Hoje em dia empresas que têm uma grande quantidade de estações de trabalho para manter e a necessidade de constante atualização das mesmas, faz com que esse processo de automação seja essencial para agilidade e redução de custos com suporte e manutenção dos equipamentos.

Referências

http://www.microsoft.com/technet/sms/20/downloads/tools/installer.mspx
http://www.microsoft.com/technet/sms/20/library/default.mspx
http://www.microsoft.com/technet/sms/scriptcenter/default.mspx

Rodrigo M B Santana

Rodrigo M B Santana