Desenvolvimento - ActionScript

Flash 9: Introdução ao ActionScript 3

Acompanhe neste artigo algumas das mudanças que o AS3 sofreu em relação ao AS2. E se acostume a programar baseando-se em classes.

por Rafael Costa



Enquanto nós mortais usamos o Flash 8/Actionscript 2.0, a toda poderosa Adobe lançou a versão Alpha do Flash 9 e a versão final do Actionscript 3.0, juntamente com o Flex 2.0.

Dentre as novidades do AS3, está o modo de como o código deverá ser escrito. No AS2, os códigos podem ser colocados em diversos lugares, como: timelines, movieclipes, botões, classes e arquivos externos. Já no AS3, que é baseado em classes, seus códigos devem ser colocados nos métodos(funções) da classe.

No AS3, seu código inicia-se a partir do package(pacotes). Veja um exemplo:

ActionScript 2.0

class mx.transitions.Tween {

//código;

}

* Importou a classe tween do pacote de transições do Flash

ActionScript 3.0

package mx.transitions {

class Tween {

//código;

}

}

* Na primeira linha você indica o “pacote” a ser usado, que é o das transições.

* Na segunda linha indica a classe a ser usada.

Não se esqueça que apenas uma classe pode ser pública. Caso você omita o package, a classe é definida por padrão como top-level.

Baixe agora o Flex 2.0 ou o Flash 9 Alpha pelo link http://www.adobe.com/products/flash/ para testar seus códigos.

Abra o Flash 9 e em “Document class:” no inspetor de propriedades, coloque o nome da classe a ser executada.

package {

import flash.display.Sprite;

public class mensagem extends Sprite {

//código;

}

}

* Neste código você criou a classe “mensagem”, por isso você deve salvar o arquivo como mensagem.as . A classe criada é uma subclasse da superclasse Sprite, ou seja, ela herdará todos os métodos e propriedades da classe Sprite.

Agora vamos fazer o código funcionar:

Criaremos sua função construtora agora, que deverá ter o nome exatamente igual ao da classe.

package {

import flash.display.Sprite;

public class mensagem extends Sprite {

public function mensagem() {

trace(“Linha de Código – A informação no momento em que você precisa”);

}

}

}

Feito isso, ao testar o código, deverá aparecer na caixa de Output do Flash o texto declarado no trace.

Este link http://www.5etdemi.com/convert/index.php é muito interessante, pois você pode converter seu código AS2 para AS3.

Abraços e até o próximo artigo.

Créditos: Revista WebDesign

Rafael Costa

Rafael Costa - Programador Actionscript há 2 anos. Participante do fórum FlashMasters, maior comunidade Flash do Brasil.
Além de Actionscript, possui conhecimentos em outras linguagens como: JavaScript, CSS, XHTML, PHP e MySQL.
Para saber mais sobre o autor, visite seu site:
http://www.rafaelcosta.com.