Desenvolvimento - ActionScript
Flash 9: Introdução ao ActionScript 3
Acompanhe neste artigo algumas das mudanças que o AS3 sofreu em relação ao AS2. E se acostume a programar baseando-se em classes.
por Rafael CostaEnquanto nós mortais usamos o Flash 8/Actionscript 2.0, a toda poderosa Adobe lançou a versão Alpha do Flash 9 e a versão final do Actionscript 3.0, juntamente com o Flex 2.0.
Dentre as novidades do AS3, está o modo de como o código deverá ser escrito. No AS2, os códigos podem ser colocados em diversos lugares, como: timelines, movieclipes, botões, classes e arquivos externos. Já no AS3, que é baseado em classes, seus códigos devem ser colocados nos métodos(funções) da classe.
No AS3, seu código inicia-se a partir do package(pacotes). Veja um exemplo:
ActionScript 2.0
class mx.transitions.Tween {
//código;
}
* Importou a classe tween do pacote de transições do Flash
ActionScript 3.0
package mx.transitions {
class Tween {
//código;
}
}
* Na primeira linha você indica o “pacote” a ser usado, que é o das transições.
* Na segunda linha indica a classe a ser usada.
Não se esqueça que apenas uma classe pode ser pública. Caso você omita o package, a classe é definida por padrão como top-level.
Baixe agora o Flex 2.0 ou o Flash 9 Alpha pelo link http://www.adobe.com/products/flash/ para testar seus códigos.
Abra o Flash 9 e em “Document class:” no inspetor de propriedades, coloque o nome da classe a ser executada.
package {
import flash.display.Sprite;
public class mensagem extends Sprite {
//código;
}
}
* Neste código você criou a classe “mensagem”, por isso você deve salvar o arquivo como mensagem.as . A classe criada é uma subclasse da superclasse Sprite, ou seja, ela herdará todos os métodos e propriedades da classe Sprite.
Agora vamos fazer o código funcionar:
Criaremos sua função construtora agora, que deverá ter o nome exatamente igual ao da classe.
package {
import flash.display.Sprite;
public class mensagem extends Sprite {
public function mensagem() {
trace(“Linha de Código – A informação no momento em que você precisa”);
}
}
}
Feito isso, ao testar o código, deverá aparecer na caixa de Output do Flash o texto declarado no trace.
Este link http://www.5etdemi.com/convert/index.php é muito interessante, pois você pode converter seu código AS2 para AS3.
Abraços e até o próximo artigo.
Créditos: Revista WebDesign
- Custom Events + AMF + AS3 + ColdFusion – Casamento que dá certo!Flash
- Trabalhando com a classe DataGrid – Pacote fl.controlsActionScript
- Conhecendo e Trabalhando com os pacotes fl.controls, fl.data e fl.eventsActionScript
- POO – Trabalhando com ActionScript File 3.0ActionScript
- Trabalhando com o flash.filters.BevelFilter no AS3ActionScript