Desenvolvimento - C#

Vídeo: Herança com Visual C#

A herança é um dos conceitos mais importantes e fundamental quando você pensa nos dois grandes benefícios da POO (Programação Orientada a Objetos) que são Reusabilidade e Estensibilidade.

por Renato Guimarães



Clique aqui para baixar o vídeo.

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre a programação Orientada a Objetos, certo? Se sim, creio que você também deve ter ouvido falar sobre o conceito de Herança, pois trata-se de um dos pilares do mundo OO. A herança é um dos conceitos mais importantes e fundamental quando você pensa nos dois grandes benefícios da POO (Programação Orientada a Objetos) que são Reusabilidade e Estensibilidade.

A reusabilidade, como próprio nome já diz, permite que você reaproveite partes do seu software e com isso ganhe em manutenibilidade e produtividade. A idéia é bem simples. Imagine que seu sistema tem uma classe que representa o conceito NotaFiscal e, num determinado momento, surgiu a necessidade de implementar novas funcionalidades ou adicionar mais informações de um novo conceito relacionado a Nota Fiscal. Ao invés de fazer o velho copiar-e-colar (forma primitiva de reaproveitar código), você vai especilizar a classe e adicionar o novo comportamento ou informação, ou seja, especialização.

Além de dispor da reutilização, a herança também permite que uma classe seja estendida. Imagine que a classe Nota Fiscal oferece um comportamento chamado Calcular Nota Fiscal, mas com a criação de uma classe derivada (especialização) este comportamento precisa ser alterado. Ou melhor, você tem uma classe base que representa uma generalização de vários tipos de notas fiscais, neste caso queremos que cada tipo faça o seu cálculo de forma distinta, mas sem mudar o nome do comportamento, tem-se o Polimorfismo.

Pois bem, o objetivo deste vídeo é fazer uma simples revisão conceitual do conceito de herança e, também, mostrar os recursos que linguagem Visual C# dispõe para que você consiga tirar proveito deste importante recurso. Antecipadamente agradeço a todos que assistirem ao vídeo e sinta-se a vontade para mandar críticas, sugestões de novos vídeos, dúvidas etc.

Clique aqui para baixar o vídeo.

Renato Guimarães

Renato Guimarães - Bacharel em Sistemas de Informação e trabalha com tecnologia da informação há mais de 15 anos.