Desenvolvimento - Java
Java na Web com Eclipse (WTP) e Tomcat Integrados
Com uso do Eclipse Web Tools Platform (WTP) podemos ter um ambiente de desenvolvimento Web e JEE já configurado no Eclipse.
por Eric C M OliveiraO WTP é um projeto que faz parte do Eclipse.Org e tem por finalidade prover um ambiente de desenvolvimento padrão para web sob a plataforma Eclipse, sendo formado por um conjunto de APIs para JEE e aplicações web, além de ferramentas para suporte de deploy e testes de aplicações.
Uma das grandes vantagens do Eclipse é sua tecnologia de plugins, o que tornou esse IDE bastante configurável e com muitas possibilidades de profile. Entretanto a enormidade de plugins pode gerar dúvidas e problemas de instalação e configuração em alguns momentos.
Com WTP é possivel fazer o download de um Eclipse já contendo plugins e pronto para o desenvolvimento Java de sistemas web, fato que não ocorre no Eclipse "tradicional" disponível para download, que contém artefatos apenas para desenvolvimento Java padrão em suas mais recentes versões.
Para uma correta utilização desse artigo, é necessário que já se tenha o JDK e o Tomcat instalados em sua máquina. Caso você não os tenha em sua máquina, acesse:
Java: http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=586
Tomcat: http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=452
Levando-se em consideração que já foram transpostos os passos acima, vamos iniciar o download do Eclipse com WTP e do Plugin do Tomcat.
Acesse a página de download do WTP em:
http://download.eclipse.org/webtools/downloads/drops/R1.5/R-1.5.0-200606281455/
Procure por "WebTools Platform; All-in-one", conforme figura abaixo:
O download, além de conter uma instalação padrão do Eclipse, contém os plugins EMF, GEF and EMF Model Runtime já configurados. Como a própria página do WTP menciona, "You will not need anything else".
Após o download, acesse "Eclipse.exe". Após o término da instalação, para conferir seus plugins instalados de desenvolvimento JEE, acesse File, New, Others. Você estará apto a criar projetos EMF, J2EE, Web, XML e WebServices:
Agora devemos instalar o plugin para integrar seu Eclipse Java Web com servidor Tomcat. Vamos utilizar o plugin open-source Sysdeo para tal. Vale lembar que, primeiro, aqui teremos de adicionar o plugin ao Eclipse, já que o Sysdeo não faz parte do "pacote" do WTP. E por final, que o plugin não contém o servidor Tomcat.
Acesse a URL abaixo:
http://www.sysdeo.com/sysdeo/eclipse/tomcatplugin
Escolha a versão do plugin conforme a versão do Eclipse instalado. Na instalação aqui proposta, a versão do Ecllipse é 3.1.2. E também leve em consideração o Tomcat já instalado em sua máquina.
Após o download, descompacte o arquivo zip. Copie o diretorio extraido, que deve ter um nome semelhante a "com.sysdeo.eclipse.tomcat_x.x.x" no diretório de plugins do eclipse, que pode ser encontrado em root\eclipse\plugins\. Então reinicie o eclipse. Abra Window \ Preferences e veja se há "Tomcat" entre as opções, conforme figura abaixo:
Assim sendo, seu Eclipse já tem o plugin do Tomcat, mas ainda será necessário configurar o plugin com os dados d Tomcat instalado em seu PC. Primeiramente, em Windows/Preferences/Tomcat, selecione a versão do seu Tomcat, assim como a localização do Tomcat home e do arquivo do server.xml:
É necessário também selecionar a JVM que será utlizada pelas aplicações com o Tomcat. Para tal, escolha sua no item Preferences / Tomcat / JVM Settings. Se sua aplicação tiver a necessidade de rodar com algum parâmetro na JVM, adicione-a em "Append to JVM Parameters".
E se em sua instalação do Tomcat, você optou por configurar user e password de admin do servidor, é necessário indica-las nas configurações do Tomcat integrado ao Eclipse. Para tal, vá em Tomcat Manager App, e adicone user e password (do seu servidor), conforme figura abaixo:
Após a configuração, você poderá ver os botões de Start/Restart/Stop do Tomcat no Eclipse, além do item Tomcat na Barra de Menu do Eclipse, conforme figura abaixo:
Caso isso não ocorra, acesse no Eclipse, Window/Customize Perspective. Selecione a aba commands e marque o checkbox do item Tomcat presente em command groups.
Para testar o Tomcat, inicie o servidor nos botões ou via menu no Eclipse. Veja as mensagens no Console de que o servidor esta iniciando e depois acesse o browser com a url http://localhost:8080/ e você tera acesso a pagina inicial do Tomcat.
Finalizando, vamos codificar uma página padrão JSP desenvolvida no Eclipse e que irá rodar no nosso Tomcat integrado.
Para criar um projeto, ao invés de um projeto "Java", "J2EE" ou "Web", crie um projeto "Tomcat", clicando em New / Project / Java / Tomcat. Dê um nome de sua preferrência. Para esse artigo irei utilizar "LinhaCodigo". Ao contrário do que acontece com outros tipos de projeto no Eclipse, esse projeto estará em "Other Projects" na view Project Explorer.
Depois precisamos criar nossa página JSP. Basta clicar em seu projeto, New / JSP File. Aqui irei chamar de index.jsp. Salve a pagina, de um Start no seu Tomcat e acesse a url:
http://localhost:8080/LinhaCodigo/index.jsp (http://localhost:8080/NomeSeuProjeto/NomedaSuaPagina.jsp)
Partindo dessa instalação, fica a possibilidade de instalação de novos plugins para desenvolvimento Java com uso de Struts, JavaServer Faces, Hibernate, entre outros.
Além do mais, a nova versão do WTP, a versão 2.0, deve trazer uma série de novas funcionalidades acopladas, referentes a JSF, JPA e XML.
Referências:
http://www.eclipse.org/webtools/main.php
http://www.eclipse.org/webtools/development/news/2.0M6/main.php
http://www.sysdeo.com/sysdeo/eclipse/tomcatplugin