Infra - Exchange Server
Transição do Exchange 2000/2003 para o Exchange Server 2007 - Parte I
Nesta série de artigos sobre a migração de uma organização com Exchange 2000/2003 para o Exchange Server 2007 iremos abordar os passos necessários e cuidados que devemos ter em todo o processo.
por Anderson PatricioO Exchange Server 2007 como todas as outras versões do Exchange possui uma forma segura e fácil de transição da versão legada para a atual. Nesta série de artigos sobre a migração de uma organização com Exchange 2000/2003 para o Exchange Server 2007 iremos abordar os passos necessários e cuidados que devemos ter em todo o processo. Independente o do passo em que estejamos da migração é sempre importante termos o backup de todo o ambiente, conhecimento do mesmo e um bom planejamento do que deve ser feito no período da migração.
Visão Geral
O processo de upgrade é complexo e se não for bem planejado pode trazer danos a infra-estrutura existente, neste tutorial vamos colocar os pontos macros para fazermos o upgrade de um ambiente que possui Exchange Server 2000/2003 para Exchange Server 2007, devemos levar em conta neste tipo de processo as peculiaridades de cada ambiente.
Pontos macros que devemos ter conhecimento antes de migrarmos o ambiente:
-
Exchange Server 2007 roda somente em hardware 64 bits
-
Não existe upgrade in place de servidores
-
A arquitetura de funções é totalmente diferente das versões anteriores, temos que ir adicionando as funções gradualmente ao ambiente
-
A floresta e o domínio têm que ser preparadas para o Exchange Server 2007
-
Não existe migração quando existem Exchange 5.5 na organização Exchange é necessário removê-los antes de iniciarmos o processo
Estes pontos são os principais, quando entrarmos em cada função do Exchange Server 2007 iremos abordar tecnicamente cada detalhe que cerca a migração da função mencionada.
Processo de upgrade: Migração ou Transição?
A Microsoft define dois termos quando falamos de upgrade para o Exchange 2007:
-
Transição: é o cenário onde migramos uma organização Exchange existente para o Exchange 2007 e é o que faremos nesta série.
-
Migração: é quando migramos de um sistema de mensageria diferente para o Exchange Server 2007, ou ainda para uma nova organização Exchange Server 2007, a origem pode ser uma outra organização Exchange 2007/2003/2000, a característica principal é não manter as configurações da organização antiga basicamente somente os dados dos usuários. Com isto podemos definir que com o Lotus notes há uma migração e não uma transição.
A seguinte tabela mostra os cenários de transição e migrações possíveis no Exchange Server 2007:
ExchangeServer5.5 | Não suportado | Não suportado | Suportado se migrarmos para o Exchange 2003 ou Exchange 2000 e depois transição para o Exchange 2007 |
Exchange2003 | Não suportado | Suportado | Suportado |
Exchange2000 | Não suportado | Suportado | Suportado |
Organizações com Exchange2003e Exchange2000 | Não suportado | Suportado | Suportado |
Lotus Notes | Não suportado | Não suportado | Suportado, utilizando ferramentas de interoperabilidade e migração. |
As funções dos servidores na transição...
O Exchange Server 2007 possui cinco funções distintas: Edge Transport, Hub Transport, Mailbox, Client Access e Unified Messaging. Para fazermos a transição entre a organização Exchange 2000 e/ou 2003 atual para o Exchange Server 2007. Nesta série estaremos abordando a adição de todas as funções em uma organização Exchange 2003 existente.
Mas antes de entrarmos na adição do Edge Transport a organização existente, vamos ver a ordem onde as funções começam a entrar no processo de transição para o Exchange Server 2007, que é o nosso objetivo final
Edge Transport
Pode ser o primeiro a ser instalado na organização ele não afeta a organização atual porque pode ser instalado separadamente.
Hub Transport, Client Access e Mailbox Server
Estas função que necessariamente removem as funções dos servidores Front-end e Back-end do Exchange 2000/2003, a ordem para implementação destas funções é mostrado abaixo, lembrando que isto serve para quando estamos implementando as funções em máquinas diferentes, se for na mesma máquina não é necessário.
-
Devemos instalar servidores Client Access no lugar de todos os servidores Front-end
-
Devemos instalar o Hub Transport e configurar os conectores (envio e recebimento) para estabelecermos o fluxo de mensagens
-
Devemos instalar o servidor com a função de Mailbox e iniciar o processo de movimentação de recursos
Esta sequência pode ser feita em todos os servidores de um mesmo site ou routing group
Unified Messaging
Esta é uma nova função que não era utilizada nas versões anteriores e portanto não existe interoperabilidade com o legado. O Unified Messaging combina mensagens de voz, fax em uma única base: a caixa de correio do usuário. Ele também nos permite acessar as informações via telefone, computador ou ainda dispositivo móvel.
Mas para o Unified Messaging funcionar corretamente precisamos das funções de Hub Transport e Mailbox Server instaladas. A caixa do usuário deve estar num Exchange Server 2007.
Em suma, o Unified Messaging deve ser a última função a ser utilizada após a transição para o Exchange Server 2007.
Conclusão
Começamos a série de transição de uma organização contendo Exchange 2000 e/ou 2003 para um Exchange Server 2007, como o nosso objetivo é fazermos a migração o mais fácil e sem impactar o usuário final. O escopo deste artigo introdutório sobre a transição foi definirmos o que devemos fazer e em qual ordem isto será executado, sempre observando a nova arquitetura do Exchange Server 2007.
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Foto no Outlook 2010Exchange Server
- Exchange UM Test PhoneExchange Server
- Integrando o OCS ao Exchange UMOCS / LCS