Infra - Exchange Server
Arquitetura de Roteamento no Exchange Server 2007
Neste artigo estaremos mostrando um novo conceito introduzido no Exchange Server 2007 no âmbito de roteamento de mensagens, as tradicionais figuras de Routing Group e Routing Group Connectors foram substituídas nesta nova versão, ou melhor, elas foram removidas e este processo ficou centralizado no Active Directory.
por Anderson PatricioNeste artigo estaremos mostrando um novo conceito introduzido no Exchange Server 2007 no âmbito de roteamento de mensagens, as tradicionais figuras de Routing Group e Routing Group Connectors foram substituídas nesta nova versão, ou melhor, elas foram removidas e este processo ficou centralizado no Active Directory. No Exchange Server 2007 todo o roteamento de mensagens é feito através dos Sites do Active Directory. Com isto nossas implementações de Exchange agora devem considerar ainda mais a estrutura física do Active Directory.
Um pouco de história...
Para entendermos como funciona nas Organizações Exchange 2007 é interessante sabermos como funcionava no Exchange Server 2003 para visualizarmos de uma forma melhor como este serviço foi melhorado na versão atual.
No Exchange Server 2003 as mensagens enviadas de uma caixa para outra no mesmo servidor era feito através do Store Driver e SMTP (Simple Message Transfer Protocol). Quando um usuário envia uma mensagem o Store Driver usa uma conexão MAPI para coletar e enviar a mensagem para uma caixa SMTP oculta no servidor no servidor. O Categorizer por sua vez, que roda como parte do serviço SMTP, identifica o caminho e próximo servidor para a mensagem e passa para o componente SMTP Routing Engine para entrega. Se a caixa de destino é no mesmo servidor, a mensagem é repassada para o Information Store através do Store Driver.
Cenários de roteamento das mensagens
O processo de entrega de mensagens sejam internas ou externas foi totalmente redesenhado para utilizar o novo formato de papéis dos servidores e todo o processo que envolve a entrega e recebimento de mensagens são incluídos no componente chamado Exchange Transport Service, além disso tivemos a introdução de Exchange Server Objects (XSO) que nada mais é que uma API que utiliza MAPI para comunicação entre as funções do Exchange Server 2007, Microsoft Exchange Mail Submission Service e mudanças no Store Driver.
O Exchange Transport Service é encontrado na função de servidor de Hub Transport, onde o fluxo de mensagem pode ser classificado em 4 (quatro) tipos, conforme tabela abaixo:
Mensagens entrantes na Organização Exchange provindas da Internet |
Mensagens enviadas para recipientes no mesmo site |
Os componentes podem ser resumidos da seguinte forma:
Segurança no transporteO Exchange Server 2007 é seguro por default, vamos explicar a questão de segurança no âmbito da transferência de mensagens entre Hub Transports e também via XSO entre o Mailbox Server o Hub Transport. As mensagens são entregues de duas formas distintas, via RPC em um escopo local e por SMTP quando há comunicação entre sites. As duas formas que temos de comunicação entre funções, são explicadas abaixo:
Utilização de Send ConnectorsUm ponto interessante e que deve ser levado na implementação do Exchange Server 2007, não precisamos criar conectores de envio (Send Connectors) entre os sites eles são automaticamente criados em memória e não podemos gerenciá-los. ConclusãoNeste artigo estudamos como funciona a arquitetura de mensagens no Exchange Server 2007, como também a segurança integrada que é proporcionada em cada tipo de processo envolvendo a troca de mensagens entre as funções de servidores em uma Organização Exchange. |
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Foto no Outlook 2010Exchange Server
- Exchange UM Test PhoneExchange Server
- Integrando o OCS ao Exchange UMOCS / LCS