Desenvolvimento - Java
JBoss: Um Servidor Open-Source Java de Sucesso
Trata-se de um dos servidores de aplicação JEE de maior sucesso. Sob a licença de projeto open-source, briga de frente com gigantes como o IBM Webshere.
por Eric C M OliveiraO JBoss existe desde 1999, inicialmente conhecido como EJBoss ou EJB Open Source Server. Motivos legais o fizeram ser renomeado para JBoss. Ganhou fama junto com Tomcat na briga de servidores Java. O resultado dessa "fama", foi o anuncio de que a Red Hat assinou um acordo definitivo para adquirir a fornecedora de software de código aberto JBoss por cerca de 350 milhões de dólares em dinheiro e ações, em abril passado. Isto depois de alguns meses de especulações de que a gigante Oracle estaria negociando a aquisição da JBoss.
Distribuído sob a licensa GNU, com status de totalmente free, o JBoss é implementado 100% Java. O custo zero não é o principal diferencial desse servidor Java. Há atrativos também como "hot deploy" e proxies dinâmicos. Importante notar o fato do JBoss ser relativemente leve, com consumo baixo de memória e espaço em disco, sem comprometer sua performance.
O download do Jboss esta disponivel no endereço abaixo:
http://www.jboss.com/downloads/index
É importante que se tenha a JVM e o JDK instalados.
No inicio da instalação é dada a opção de escolha de idioma, incluindo Português, com direito a bandeira brasileira:
Durante a instalação há alguns passos importantes, como a figura abaixo, onde é lhe apresentado o tipo de instalação:
Há também a opção de escolha dos pacotes Java a serem instalados:
Ao fim da instalação é necessário configurar a variável de ambiente do JBoss, tendo como valor o seu diretório principal:
Inicie seu servidor clicando no arquivo run.bat dentro do folder bin e seu servidor deve ser inicializado. Para verificar se seu JBoss esta rodando corretamente acesse as URLs abaixo:
http://localhost:8080/web-console/
http://localhost:8080/jmx-console/
O processo de deployment de uma aplicação Java no JBoss é dos mais simples, sendo necessário apenas copiar o arquivo JAR para o diretório deploy de seu servidor. Normalmente, $JBOSS_HOME\server\default\deploy, caso você tenha mantido o nome default de seu server.
Referências: