Gerência - Ciclo de Vida de Desenvolvimento

Série - Visual Studio Team System – na prática (Team Foundation Server Workgroup Edition)

O Objetivo desta série é trazer até você, exemplos de “como se faz” na prática muitas das operações do dia-a-dia de todos os envolvidos no ciclo de desenvolvimento de software. Do Gerente de Projetos até o usuário final, utilizando recursos disponíveis no “eco sistema” do TS.

por Marcus Garcia



Team Foundation Server Workgroup Edition

O Objetivo desta série é trazer até você, exemplos de "como se faz" na prática muitas das operações do dia-a-dia de todos os envolvidos no ciclo de desenvolvimento de software. Do Gerente de Projetos até o usuário final, utilizando recursos disponíveis no "eco sistema" do TS.

Team Foundation Server Workgroup Edition

Quando falamos em Visual Studio Team System logo imaginamos uma grande estrutura de infra em background dando suporte a todos os serviços disponíveis dentro do Team Foundation. Mas agora, com a chegada da versão Workgroup do Team Foundation, você pode instalá-lo sem precisar uma estrutura maior, ou seja, se estiver interessado em testar todo o ambiente apenas, ou trabalhar em pequeno grupo, veja a seguir como montar o ambiente.

NOTA (1): O Team Foundation Server Workgroup Edition é limitado a 5 conexões simultâneas, portanto, para times maiores você deve utilizar o Team Foundation Server.

Promovendo o Team Foundation Server Workgroup Edition para Team Foundation Server

Você pode também, caso queira trabalhar com mais de 5 conexões simultâneas, adquirir a licença do Team Foundation Server e com uma simples alteração na instalação atual efetivar a troca. Veja maiores detalhes em:
http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms404848.aspx

Instalação

Após testes exaustivos a conclusão chegada é que para a melhor sequencia de instalação do Team Foundation Server Workgroup Edition, pelo menos até a data de publicação desse artigo é a seguinte:

1) Instalar Windows Server 2003 R2 sem Sharepoint
2) Atualizar completamente o Windows Server 2003 R2
3) Instalar Sharepoint Services
4) Instalar SQL Server 2005 Standard ou Enterprise Edition
5) Instalar Hot Fix SQL Server (este Hot Fix você encontrará no CD/DVD do VSTS for Workgroup Edition)
6) Instalar Hot fix .NET 2.0 (este Hot Fix você encontrará no CD/DVD do VSTS for Workgroup Edition)
7) Boot
8) Instalar Team Foundation Server Workgroup Edition

NOTA(2): Todos os softwares envolvidos na instalação você pode encontrar nos sites da Microsoft para download em edições de avaliação.

NOTA (3): Para saber todos os detalhes de Instalação do Team Foundation Server, leia aqui.

Servidor com AD (Active Diretoctory) instalado

A principal vantagem quando falamos em Team Foundation Server Workgroup Edition é não ter um AD instalado no servidor, ou seja, não ter dessa forma um segundo servidor somente com o Team Foundation Server. Normalmente em uma instalação simples de Team Foundation Server é necessário ter:

- 1 Servidor com AD
- 1 Servidor com Team Foundation Server

Servidor sem AD (Active Diretoctory) instalado

Utilizando o Team Foundation Server Workgroup Edition não temos a necessidade de um AD, portanto, precisamos apenas de:

- 1 Servidor com Team Foundation Server Workgroup Edition

(Figura1 - Servidor sem AD)

Na Figura acima (Figura1) você pode notar que não há AD instalado. Na Janela Personas Properties (grupo de usuários criado para o exemplo) temos:

- ArquitetoDev = Arquiteto de Desenvolvimento
- DevA= Desenvolvedor A
- DevB=Desenvolvedor B
- Gerente de Projetos
- TesterA=Testador A

Liberando acesso dos usuários ao Team Foundation Server Workgroup Edition

Após a instalação, quando for criar o primeiro Team Project e for começar a delegar tarefas através dos Work Items (veja com criar work item aqui) será necessário específicar quem será a responsável pela tarefa. Nesse momento você perceberá que os usuários criados por você não estão listados nessa combo box. Para que você tenha acesso aos usuários criados, você precisa acessar a Administração básica do Team Foundation Server e liberar o acesso (veja como fazer isso clicando aqui).

Conclusão

Utilizar o Team Foundation Server Workgroup Edition como opcional para times pequenos ou para testes stand alone é a melhor forma de trabalhar, produzir e extrair o máximo do VSTS com o mínimo de custo.

Grande abraço,

Marcus Garcia
Microsoft - MVP
INETA BRASIL - Diretor

Marcus Garcia

Marcus Garcia - Foi Microsoft MVP entre 2004 a 2009, faz gestão de Desenvolvimento de Software na Submarino (Grupo B2W), é autor de inúmeros artigos técnicos e livros, além de ter proferido treinamentos e palestras por todo o Brasil. Atualmente, um dos sócios do Centro de Treinamentos Profissionais Actiongroup (www.actiongroup.com.br) . Pode ser encontrado pelo e-mail marcus.garcia@actiongroup.com.br ou pode ser seguido pelo @marcusgarcia