Infra - Linux

LINCE - A biblioteca de visão artificial open source

Entre uma pesquisa e outra sobre visão artificial encontrei a biblioteca Lince, baseada na comparação entre shapes e suas relações dos vértices internos. Esta biblioteca precisa amadurecer muito em termos de produto final, mas o seu diferencial é a facilidade de uso, assim desmistificando o assunto e o aprendizado do algoritmo relacionado ao assunto. Ao meu parecer, é um bom ponto de partida para quem deseja se aventurar neste segmento computacional.

por Alessandro de Oliveira Faria



Introdução

A biblioteca LINCE é baseada na comparação entre shapes e suas relações de um prévio aprendizado. As principais vantagens desta técnica é não precisar relacionar um objeto a um código explícito, aprendizado dinâmico durante a execução da aplicação e rápido treino do algoritmo.

O reconhecimento é dividido em 3 etapas:
  • A primeira etapa é o pré-processamento, ou seja, esta etapa é a mais importante, pois trata-se da análise da imagem em si.
  • A segunda etapa é a conversão da imagem em shape e internamente convertida em uma lista de vetores.


    Imagem: ameba.png


    ameba.png convertida em shape


    ameba.png com a lista de vetores calculada

  • A terceira parte é o reconhecimento do objeto baseado na similaridade do shape e a sua representação interna (lista de vetores).

Neste documento executaremos alguns testes com imagens de caracteres e figuras básica como círculo e quadrado. O reconhecimento se mostrou eficaz por se tratar de um algoritmo de fácil compreensão.

Este projeto pode ser um ponto de partida para algoritmo de identificação de impressões digitais ou de face em vídeo ao vivo de sobre muitas implementações e aprimoramento matemático, mas não deixa de ser um bom ponto de partida.

Jogo rápido: download e instalação

Faça o download em: http://lince.sourceforge.net

Abaixo um exemplo com o comando wget:

$ wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/lince/lince-0.20.tar.gz

Descompacte o pacote lince-0.20.tar.gz com o comando tar como no exemplo abaixo:

$ tar -zxvf lince-0.20.tar.gz

Como no exemplo abaixo, entre na pasta lince-0.20 e execute o comando ./configure:

$ cd lince-0.20/
$ ./configure


Agora use o comando make para compilar a aplicação:

$ make

Após a compilação, siga os comandos abaixo para verificar se o binário lince foi criado na pasta src:

$ cd src
$ ls lince


Nesta etapa estamos com o programa lince pronto para ser executado.Conceitos de utilização do Lince

Alessandro de Oliveira Faria

Alessandro de Oliveira Faria - Sócio-proprietário da empresa NETi TECNOLOGIA fundada em Junho de 1996 (http://www.netitec.com.br), empresa especializada em desenvolvimento de software e soluções biométricas, Consultor Biométrico na tecnologia de reconhecimento facial, atuando na área de tecnologia desde 1986 assim propiciando ao mercado soluções em software nas mais diversas linguagens e plataforma, levando o Linux a sério desde 1998 com desenvolvimento de soluções open-source, membro colaborador da comunidade Viva O Linux, mantenedor da biblioteca open-source de vídeo captura entre outros projetos.