Desenvolvimento - ASP. NET

TechEd 2006 - Boston / EUA: Acabou o evento, mas as tecnologias continuam...

Leia como foi o evento TechEd 2006 na visão de Fábio Câmara.

por Fabio Camara



O TechED 2006 de Boston já deixa saudades. Foram 5 dias com amigos que fanáticos como eu, só pararam de falar de tecnologia quando o Brasil jogou contra a Croácia.

É uma sensação estranha entrar em um pavilhão que antes estava super movimentado e ver a imagem a seguir.

As promessas dos gerentes de produto

A pessoa mais fácil de se encontrar neste TechED foi o gerente do produto. Qualquer ferramenta Microsoft que você pensar agora, com certeza tinha seu gerente de produto presente, ou na pior das hipóteses, seu representante neste evento.

Pessoalmente, estive durante todo o evento a busca dos gerentes de produto das ferramentas da família Team System. Tomo a liberdade de classificar “família” pois foi assim que percebi a integração e, sem exageros, a paixão, de cada membro do time de Team System que encontrei.

Só para exemplificar, vejam as pessoas que conversei e respondam no final deste blog se vocês não se planejarão para ir ao próximo Tech ED 2007 em New Orleans:

  • Gert Drapers – Development Manager Team System Data
  • Noah Coah – Product Manager VSTS Debugger
  • Eric Lee – Product Manager VSTS
  • Brian Harry – Product Unit Manager TFS / TFVC
  • Kevin Kelly – Program Manager TFS
  • Randy Miller – Program Manager VSTS Group
  • Ajay Sudan – Product Manager VSTS
Nesta lista nem estou incluindo os autores de livros, RDs e MVPs internacionais que você poderia conversar durante o evento.

Com todos, sem exceção, percebi um sério compromisso de escutar todas as solicitações, explicar como o produto funciona e anotar sugestões. Há em todos, no meu entender, uma positiva expectativa que esta ferramenta se transforme na grande líder de mercado como solução para times de desenvolvimento de software.

Uma de minhas principais perguntas para todos era: O que podemos esperar do service pack 1 do TFS que deverá ser lançado em muito breve? De forma até ensaida, todos responderam que o foco é “caça” aos bugs e a estabilidade da ferramenta. As sugestões novas acabam passando por uma triagem que a classifica como algo que deverá fazer parte de algum update pack ou item de próxima versão.

As últimas entrevistas – Kevin Kelly e Clementino Mendonça

Quando eu já pensava que meu trabalho tinha acabado, eis que percebo sentado concentradamente em uma mesa no salão de “Hands On Labs”do evento o Kevin Kelly do TFS. Vestido de minha cara de pau número 3, eu me dirigi até ele e pedi para fazermos uma pequena entrevista.

Entre muitas coisas que conversamos e esta registrado em uma gravação de vídeo que em breve estará disponível para os leitores do portal Linha de Código (portal de vídeos - www.linhadecodigo.com.br/videosLC), destaque para a explicação dele sobre os sérios esforços em tornar o TFS uma ferramenta que funcione perfeitamente para grandes times de desenvolvimento e com bases de trabalho remotas.

Dentro do “tubo de ensaio” de teste que ele gerencia, times situados em Redmond, North Caroline, Dinamarca, China e Índia estão cada vez mais gerando itens de controle de código fonte para o TFS e compartilhando entre eles. Os números de hoje já são impressionantes: 500 pessoas espalhadas, 18.000 itens de código fonte, aproximadamente 9.000 work items e outros.

A outra entrevista também foi um fator de sorte. Eu estava já em Dallas, mais precisamente no aeroporto esperando o horário do vôo para São Paulo quando no salão ao lado do meu percebi o Clementino Mendonça, simplesmente um dos mais importantes nomes do MSF 4.0 no mundo. Foi uma grata surpresa e fizemos uma entrevista gravada de 25 minutos onde ele respondeu inúmeras perguntas sobre a implantação de MSF v4.0, as dificuldades que ele entende para as empresa brasileiras aderirem a metodologia e como será o novo cenário das empresas de desenvolvimento de software com o VSTS.

Como já escrevi, estas e mais 7 entrevistas que gravei no TechED estarão disponíveis em muito breve.

Termino tentando descrever o sentimento deste TechED, apesar de eu reconhecidamente não levar o menor jeito para poesias e frases de efeito.

“O século 21 esta começando neste ano para a informática. Novo sistema operacional, novo pacote de escritório, ferramentas consagradas com versões novas e novas ferramentas consagrando-se rapidamente. Assim foi a imagem que fiquei do TechED 2006”.

Minha imagem final para dar sorte e eu conseguir viabilizar minha presença no TechED 2007.

Fabio Camara

Fabio Camara - MVP VSTS, MCT, MCP, MCSD, MCTS, MCPITP, MCPD, MSF Practitioner, Certified SCRUM Master, Certified ITIL Foundations. Escreveu mais de 15 livros nesta última década. Atua como consultor de produtividade em desenvolvimento de projetos e professor de disciplinas ágeis de engenharia de software. Pode ser localizado no site http://www.fcamara.com.br.