Desenvolvimento - ASP. NET

TechEd 2006 - Boston / EUA: Centro das atenções – Vista, Office 2007, Sharepoint, VSTS...

Leia como foi o TechEd 2006 na visão de Fabio Camara.

por Fabio Camara



Arrisco-me a afirmar que teve de tudo um pouco neste TechED 2006, contudo os destaques foram...

Seria injusto tentar separar alguns destaques e não vou conseguir escrever imparcialmente sobre tudo que foi mostrado no evento. Por isso vou tentar nas próximas linhas transportar você virtualmente para o Boston Convention Center e comentar sobre as coisas que pude presenciar (considerando meus assuntos de interesse).

O espaço e as ferramentas

Na entrada do Convention Center... aliás, qual entrada? Na verdade existem várias delas. Na superior, no mesmo andar que a maioria das apresentações existia a lojinha da Microsoft e uma loja de livros.

Nas entradas inferiores, normalmente utilizadas por quem vinha dos ônibus que faziam as rotas dos hotéis conveniados, tinha a área de inscrição e duas entradas para grandes salões. No primeiro salão havia 1.000 mesas com 10 cadeira cada, ou seja, capacidade de 10.000 refeições ao mesmo tempo. No outro salão ficavam os expositores, os quiosques dos produtos e os laboratórios de treinamento.

Os quiosques dos produtos eram, na minha opinião, a maior riqueza do evento pois podíamos encontrar com freqüência os gerentes de projetos dos produtos Microsoft disponíveis para esclarecer dúvidas ou demonstrar algo de novo que virá na ferramenta. Tinha, sem medo de errar, quiosques de todas as tecnologias da Microsoft. A foto a seguir mostra apenas um pedaço da área de quiosques, haviam mais 3 iguais a este.

Na área de expositores, cerca de ¼ da área total do salão, existiam stands de todos os grandes parceiros Microsoft e até mesmo os grandes concorrentes como por exemplo IBM, Oracle, VMWare e etc. Passei no stand da Borland para ver se encontrava algum velho amigo para me mostrar o Delphi 2006 mas infelizmente não encontrei ninguém conhecido.

Para se ter uma idéia geral dos expositores, vejam esta foto tirada por cima do grande salão.

Os laboratórios eram gigantes, com cerca de 100 estações cada um. Neles você podia fazer pequenos exercícios de exemplo, passo-a-passo, para assimilar o conceito sobre um determinado tema. Existiam nobres “hands on labs” (como é chamado em inglês) de arquitetura, banco de dados e mobilidade. Achei não só os exemplos super bem elaborados como a infra-estrutura perfeita.

Em um dos laboratórios era possível prestar os novos exames de MCP – Microsoft Certified Professional. Inclusive, em uma das salas superiores estavam fazendo as avaliações para o certificado de MCA – Microsoft Certified Architect.

As palestras e os temas

Entre os expositores haviam uns 15 especialistas em serviços baseados em Sharepoint. Isso foi uma pista para rapidamente entender que o Sharepoint 2007 é uma promessa de ferramenta sem igual. Evoluindo os conceitos que já possui adicionando características de usabilidade, gerência de conteúdo e performance – iremos comprovar em breve o grande salto que esta ferramenta dará no número de empresas que utilizam-na.

Foram aproximadamente 25 temas em palestras envolvendo Sharepoint. Acabei não priorizando nenhum destes pois em minha cabeça havia uma concorrência desleal com VSTS e oportunidades com os gerentes de projetos de alguns quiosques. Conclusão: Assisti praticamente somente temas de VSTS, com poucas exceções.

Já que entrei neste assunto, foi menor em comparação ao Sharepoint o número de palestras de VSTS. Assisti quase todas, algumas perdi por oportunidades de ficar gravando entrevistas com alguém do time de produto do próprio VSTS. Em muito breve estas entrevistas gravadas estarão disponíveis do nosso site Linha de Código. Como já comentei antes, houve um jantar com os maiores influenciadores de VSTS do mundo que estavam presentes ao evento. Esta é uma foto que me orgulho muito de estar presente, quem estuda VSTS saberá identificar muitos que estão nela registrados.

Eu acredito que as palestras mais cheias de pessoas eram as de Windows Vista. Era engraçado: _ás vezes que sai do evento para um rápido lanche ou compras e por estar vestido com camisas com a marca Microsoft, perguntavam-me na rua se o Windows Vista era bom mesmo. As novidades são tantas que muitas empresas estão preocupadíssimas em sair na frente e “abocanhar” um mercado que será extremamente consumidor de produtos compatíveis com o Windows Vista. Em umas das entrevistas que fiz com funcionários da Microsoft presentes no evento, um deles afirmou que a nova grande sensação da Microsoft deve estar disponível para o mercado em outubro / novembro de 2006.

Outro destaque nas palestras foram os assuntos de segurança. Neste tema não economizaram nos palestrantes, enviaram simplesmente os melhores e foi sala cheia em todas elas. Só consegui assistir a do Jesper Jonhanssem, mas como valeu a pena entender!

Para finalizar este blog, um merecido destaque para o Office 2007. O maior quiosque e com certeza o mais cheio, o Office vem conquistando a todos com um visual novo e funcionalidades que aperfeiçoarão nosso trabalho. Por exemplo, eu só usarei de hoje em diante o Word 2007 para publicar meus blogs.

Fabio Camara

Fabio Camara - MVP VSTS, MCT, MCP, MCSD, MCTS, MCPITP, MCPD, MSF Practitioner, Certified SCRUM Master, Certified ITIL Foundations. Escreveu mais de 15 livros nesta última década. Atua como consultor de produtividade em desenvolvimento de projetos e professor de disciplinas ágeis de engenharia de software. Pode ser localizado no site http://www.fcamara.com.br.