Desenvolvimento - ASP. NET

TechEd 2006 - Boston / EUA: Coisas legais e coisas ruins

Leia como está sendo o evento TechEd na visão de Fábio Câmara.

por Fabio Camara



Chegou ao final o evento mais importante da Microsoft no mundo, o Tech ED 2006 Boston. Ano que vem será em New Orleans e tomara que seja melhor que este. Aliás, sempre desejamos que o ano seguinte seja melhor, faz parte de nossos votos de fim de ano.

Vamos destacar as coisas legais que presenciei neste evento.

TDB – Tudo de Bom

No âmbito pessoal, dois acontecimentos me orgulharam bastante. O primeiro deles foi eu ter sido eleito o mais ativo MVP de VSTS pelo Noah Coah, líder dos MVPs de VSTS no mundo. Segundo foi ver meu grande amigo Mauro Sant’Anna sendo homenageado com o título de Regional Director do ano conforme vocês podem ver neste link ou na foto http://maurosjungle.spaces.msn.com/blog/cns!F3CEB0849B03B6CC!190.entry

Neste ano o TechED trouxe muitos palestrantes novos, alguns foram gratas surpresas, outros nem tanto. No geral valeu a pena a renovação. Na minha opinião as melhores palestras que assisti foram do Jesper Johansson, Brian Harry, Randy Miller e Eric Lee.

O contato que você pode ter com o pessoal do produto é na minha opinião o ponto forte do evento. Eles ficam realmente disponíveis e são acessíveis durante todo o evento nas cabanas especiais montadas de cada produto. Por exemplo, veja a foto da cabana de VSTS.

A festa geral do evento é um capítulo a parte. Imaginem alugar o estádio do Morumbi para uma festa? Foi assim por aqui, alugaram o Fenway Park – o estádio do Red Sox (baseball) e colocaram duas bandas famosas (por aqui, não no Brasil) para agitar a galera. Não precisa nem afirmar que bebida e comida a vontade por conta da Microsoft.

Por último, sempre é válido destacar a organização do evento. Afinal das contas, uma estrutura para 16.000 pessoas não é nada fácil de fazer.

Os problemas do evento

Não necessariamente isso é um problema e muito provavelmente os norte-americanos não irão concordar comigo mas a comida, principalmente o almoço, foi horrível todos os dias.

Uma coisa importante que alguém deveria chamar a atenção dos organizadores do evento: 16.000 pessoas onde deveriam ser 14.000 homens e banheiros distribuídos igualmente por todo o espaço do evento. Conclusão, filas gigantes para fazer “pipi” e os banheiros femininos “as moscas”.

O chato incidente que aconteceu, digno de ter ocorrido no Brasil mas longe de se prever nos USA, também merece um destaque negativo. Imaginem vocês que o serviço de ônibus que levava e trazia os participantes do evento entrou em greve!!!

Em penúltimo, eu não gostei da cidade. Boston está em obras há 10 anos e por isso o trânsito é uma zona. Acho que existe algum Maluf por aqui pois eles estão construindo túneis que passam por debaixo de toda a cidade. Com certeza depois de tudo pronto será fantástico, mas bem que a organização do evento poderia ter escolhido outra cidade e somente organizar por aqui depois de finalizarem as obras.

Como última informação triste, senti muito ausências como a do próprio Bill Gates, do Anders Hejlsberg, do Juval Lowy entre muitos outros. E pior ainda, hoje aqui no evento só se comenta sobre o pedido de aposentadoria do Bill Gates para 2008... Acho que o Brasil também já deve ter esta informação espalhada em todos os cantos.

Fabio Camara

Fabio Camara - MVP VSTS, MCT, MCP, MCSD, MCTS, MCPITP, MCPD, MSF Practitioner, Certified SCRUM Master, Certified ITIL Foundations. Escreveu mais de 15 livros nesta última década. Atua como consultor de produtividade em desenvolvimento de projetos e professor de disciplinas ágeis de engenharia de software. Pode ser localizado no site http://www.fcamara.com.br.