Infra - Windows
TechEd 2006 - Boston / EUA: Transcender, Windows Server 2003 R2 e Montecito (14/06/2006)
Leia como está sendo o evento TechEd na visão de Airton Leal.
por Airton LealVamos ao evento! Ontem assisti algumas palestras e confesso que para mim não tiveram muitas novidades, mas teve uma palestra que me chamou a atenção um pouco, o título dela era "The Best-of-the-Best Practices for Microsoft Clustering, and a Few You Haven"t Heard of - But Should", foi baseada em um documento que tem no site da Microsoft. Eu já tinha lido esse documento, mas na palestra eu acabei tendo um entendimento de uma série de questões com outra perspectiva, foi muito legal e o palestrante era bem experiente.
Depois visitei alguns stands, falei com o pessoal da Transcender e disse que no Brasil eles eram muito famosos e são tidos como referência na preparação para exames Microsoft e ainda os elogiei porque eles não são um braindump ou TestKing da vida que apenas fazem o pessoal decorar as questões para passarem nas provas, o Transcender realmente ajuda o profissional a obter mais conhecimentos através das questões e do conteúdo que vem junto a cada questão. Eles ficaram muito felizes e me mostraram algumas novidades que ainda estão por vir como questões com simulação de ambiente. Fiquei bem impressionado com o que vi.
Visitei também a área de Servers da Microsoft e conversei com o pessoal de Windows Server, eles estavam demonstrando as novas funcionalidades do Windows Server 2003 R2, lançado em dezembro. Tem coisas muito legais como um recurso chamado de File Sreening onde você pode barrar a gravação de arquivos no servidor pelo tipo de arquivo, por exemplo proibir a gravação de MP3 no servidor, além disso tem um módulo de relatórios onde você pode rapidamente gerar um relatório por exemplo de arquivos maiores que 10MB ou arquivos duplicados no servidor, isso é muito impressionante. Qual o administrador que nunca precisou ou teve vontade de fazer um relatório desses? Pois é, antes era um parto, agora com alguns cliques vocês tem isso, é tão legal que chega a cair uma lágrima do canto do olho de alegria.
No stand da Intel bati um papo com o pessoal sobre o Montecito, uma família de processadores que está chegando agora em julho, será o sucessor do Itanium, agora imaginam um processador com 24MB de cache, 1.72 bilhões de transistores e com performance 1.5~2 vezes superior ao Itanium atual e com menor consumo de energia. O cache dele é individual por core, imagina rodar um FIFA2006 em uma máquina assim, hehehhehe, acho que o Ronaldo voltaria a jogar bem!!! Mas falando sério, isto apenas demonstra que a distância de poder de processamento entre a plataforma baixa, e o mainframe por exemplo não é mais um problema.
É isso pessoal, nos vemos na próxima matéria!!!!!