Infra - Exchange Server
Examinando o Exchange System Manager do Exchange 2007
Vamos demonstrar e desmistificar a nova interface de gerenciamento do Exchange Server 2007, o nosso bom e velho conhecido ESM (Exchange System Manager) agora possui o Monad (Windows PowerShell) para auxiliá-lo nas tarefas de gerenciamento do Exchange Server System.
por Anderson PatricioVamos demonstrar e desmistificar a nova interface de gerenciamento do Exchange Server 2007, o nosso bom e velho conhecido ESM (Exchange System Manager) agora possui o Monad (Windows PowerShell) para auxiliá-lo nas tarefas de gerenciamento do Exchange Server System.
Solução
O Exchange System Manager do Exchange Server 2007 pode ser dividido em 4 partes distintas, também chamadas áreas de trabalho, como visto na figura abaixo:
Em nosso exemplo acima, clicando em Mailbox no painel 1, é ajustado de forma dinâmica toda interface para auxiliar o administrador nas tarefas desta opções. A Painel 2 é sensível ao contexto, ou seja, só mostra informações relacionadas a Mailbox clicando em qualquer um dos ítens (em nosso exemplo servidores) há todos mailboxstores e Storage groups do item selecionado no Painel 2 e finalmente no Painel 4 temos as opções viáveis para os Painéis 2 e 3.
Abaixo vamos ver a descrição de cada painel do novo Exchange Server 2007:
- 1 - Tree (Árvore)
Dividida em Recipients, Server Configuration, Organization e Toolbox, é aqui onde escolhemos os ítens para trabalharmos nas outras 3 áreas de trabalho, com esta nova forma de visualização separamos facilmente o gerenciamento de usuários (inexistente no Exchange Server 2003), configurações da organização e configurações de servidores, devidamente separado pelas funções. E por último temos o Toolbox que é um conjunto de ferramentas para ajudar o administrador nas tarefas de otimização e troubleshooting do produto, temos alguns componentes, tais como: ExBPA, Queue Viewer, Performance Monitor e etc..
- 2 - Result Panel (Painel de Resultado)
Após selecionarmos um ítem na Árvore (Item 1) as opções do mesmo aparecem neste painel.
- 3 - Work Pane (Painel de trabalho)
Configurações dos objetos filhos do Result Pane, no exemplo acima foi selecionado o servidor no Result Panel e todas configurações de Mailbox são mostradas em nosso exemplo, informações relacionadas ao Item Mailbox do painel 2, que são MailboxStores e StorageGroups. Necessariamente ela não precisa aparecer, isto depende se o objeto do Painel 2 existe sub-items.
- 4 - Action Pane (Painel de ação)
Esta é uma das grandes novidades do Exchange 2007 e é semelhante com a utilizada atualmente no ISA Server, este painel é totalmente sensível ao contexto, permitindo aos administradores configurações propriedades específicas do Item selecionado do Painel 3 como também configurações possível do painel 2, todos relacionados entre si.
Conclusão
Com este tutorial visualizamos o novo Exchange System Manager do Exchange Server 2007, vale lembrar que é baseado em uma versão beta, portanto até a versão final do produto podemos ter novos ítens mas o conceito será o mesmo visto aqui neste tutorial.
- Migrando e removendo o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Migrando (e removendo) o Exchange 2007 para Exchange 2010Exchange Server
- Foto no Outlook 2010Exchange Server
- Exchange UM Test PhoneExchange Server
- Integrando o OCS ao Exchange UMOCS / LCS