Linha de Código

Blogs e Fóruns - Portal Linha de Código - Espaço criado em 26/06/2006.
Welcome to Linha de Código Sign in | Join | Help
in Search

Variável em C

Last post 09-03-2008, 5:05 by Minduca. 0 replies.
Sort Posts: Previous Next
  •  09-03-2008, 5:05 1425

Variável em C

Olá,

Bem, estou utilizando a linguagem C na faculdade, e estou tentando fazer um trabalho nesta mesma linguagem e me deparei com o seguinte dilema:

tem uma variável, que receberá um valor numérico só que preciso que esta variável  gere o valor inserido pelo usuário mantendo dois dígitos, ou seja, se ele entrar com o valor 3(três), gostaria que esta variável gravasse internamente como 03!! pois preciso que esta varível tenha, no mínimo duas casas, ou dois bytes??!!!... tem como definir uma variável em C com tamanho fixo de 2 dígitos???
    Ex: como no cobol, quando definimos um campo numérico usamos a clausula PIC 9(02), que significa que aquele campo terá somente 02 bytes e poderá receber números de 01 a 99 somente.

observação: o zero a esquerda neste caso, será imprescindível para mim!

exe. do que estou fazendo

estou pegando o salário de um funcionário que terá um aumento de acordo com a quantidade e na mesma proporção de dependetes que ele tiver
    ex: 3 dependentes, 3% de aumento, 4 dependentes, 4% de aumento...

então, veja bem minha viagem hein??!!!...

para tentar otimizar ao máximo, estou pensando da seguinte forma, se for impossível, me de uma luz!

criei uma variável sal tipo float, e uma qd tipo int (quantidade dependentes), quando o usuário digitar o nº de dependentes
    teriam que ser tipo float e int mesmo??... bom, aí faço o seguinte:

sal = (sal * 1.qd);

desta forma, se a variável qd retornar 03, ficaria o
    (sal = sal * 1.03), que após o cálculo, traria o valor já
    atualizado em 3% direto na variável sal!!

da pra fazer isso?? a linguagem C vai deixar-me utilizar o termo
    1.qd neste cálculo??... na facul fiz o calculo de média em outro prog. utilizando media = (nota1 * 0.40) e deu certo, pois obtive os 40% do valor da nota1 do aluno que eu queria!!!

UFA!,...obrigado pela antenção.
    Claudio

View as RSS news feed in XML
SHOP LC - A loja do portal Linha de Código - http://shop.linhadecodigo.com.br