Desenvolvimento - ASP. NET
Por dentro da Base Classe Library - Capítulo 9 - Utilizando Code Access Security – CAS
por Israel Aéce / ASP. NET - 12/11/2008Toda aplicação que utiliza o Common Language Runtime (CLR) obrigatoriamente deve interagir com o sistema de segurança do mesmo. Quando a aplicação é executada, automaticamente é avaliado se ela tem ou não determinados privilégios. Dependendo das permissões que a aplicação tem, ela poderá rodar perfeitamente ou gerar erros relacionados a segurança. Code Access Security (também conhecido como CAS), é um mecanismo que ajuda limitar/conceder o acesso que o código que está querendo realizar, protegendo recursos e operações. Este capítulo abordará como utilizar o CAS, que é fornecido juntamente com o SDK do .NET Framework e, como configurar devidamente a aplicação para evitar problemas relacionados a segurança.
Leia tudoPor dentro da Base Classe Library - Capítulo 8 - Criptografia
por Israel Aéce / ASP. NET - 04/11/2008Criptografia de dados é um ponto muito importante nos mais diversos tipos de aplicações. Geralmente, em aplicações onde alguns dos dados são muito sigilosos, como é o caso de aplicações financeiras, quais mantém os dados de seus clientes, é necessário que se mantenha esses dados seguros pois, se esses dados cairem em mãos erradas, essas pessoas com más intenções, não consigam entender e/ou recuperar esses dados em sua forma legível. Esse capítulo abordará extensamente as classes responsáveis por criptografia e hashing que o .NET Framework disponiliza, bem como utilizá-las e como aplicá-las ao dia-à-dia.
Leia tudoCurso ASP.NET 3.5 em VB.NET e C# - Visual Studio 2008: O ambiente e as linguagens
por Fernando Amaral / ASP. NET - 29/10/2008Nesta seção vamos ver os principais compontentes da IDE do VS 2008.
Leia tudoPor dentro da Base Classe Library - Capítulo 7 - Globalização de Aplicações
por Israel Aéce / ASP. NET - 29/10/2008Cada vez mais se desenvolve softwares que podem ser acessados por várias pessoas de diferentes idiomas e de diferentes locais do mundo. Tendo esse cenário, é importante que a aplicação que estamos desenvolvendo seja possível ao usuário poder customizar o idioma que deseja visualizar os dados e ainda, poder criar a aplicação independente de qualquer cultura. Essa capítulo tem justamente essa finalidade, ou seja, de exibir o que o .NET Framework é capaz de fazer para atender essa necessidade que, torna-se cada vez mais comum.
Leia tudoCurso ASP.NET 3.5 em VB.NET e C# - Introdução ao ASP.NET
por Fernando Amaral / ASP. NET - 29/10/2008Desenvolver aplicações nunca foi tão fácil. Ambientes RAD cada vez mais modernos e amigáveis tem tornado o trabalho dos arquitetos de software cada vez mais simples. Com o versão 3.5 do ASP.NET, conseguiu-se atingir níveis de produtividade nunca antes imaginados.
Leia tudoLista dos vídeos publicados no portal de vídeos .NET
por Equipe Linha de Código / ASP. NET - 28/10/2008Conheça a lista dos vídeos publicados no portal de vídeos .NET até o dia 28 de outubro de 2008.
Leia tudoPor dentro da Base Classe Library - Capítulo 6 - Serialização
por Israel Aéce / ASP. NET - 28/10/2008A serialização de dados é cada dia mais utilizada em aplicações. Por mais que isso aconteça nos bastidores, esse capítulo abordará desde o seu conceito até como implementá-la; e ainda, em seus diversos formatos, utilizando as classes fornecidas pelo .NET Framework 2.0. Além disso, analisaremos classes e Interfaces que temos disponíveis, que proporcionaram o processo de serialização e deserialização mais flexível, onde podemos customizar e interceptar cada um desses processos de acordo com a nossa necessidade.
Leia tudoPor dentro da Base Classe Library - Capítulo 5 - Manipulando o sistema de arquivos
por Israel Aéce / ASP. NET - 28/10/2008Grande parte das aplicações comerciais que temos atualmente manipulam arquivos. Esses arquivos são arquivos de bancos, arquivos de parceiros e fornecedores que servem para troca de informações. Enquanto os XML Web Services ainda não são uma realidade para muitas empresas, a manipulação de arquivos e seus respectivos conteúdos é ainda muito utilizado. Tendo esse cenário, o capítulo em questão abordará as principais classes contidas dentro do namespace System.IO para exemplificar e facilitar a manipulação de arquivos do disco e streams de dados.
Leia tudoPor dentro da Base Classe Library - Capítulo 4 - Monitoramento e depuração de aplicações
por Israel Aéce / ASP. NET - 27/10/2008Toda e qualquer aplicação necessita de algum tipo de monitoramento de seu código para detectar possíveis problemas que possam acontecer e que devem ser analisados. O .NET Framework fornece várias classes que ajudam nesse monitoramento e, este capítulo, é responsável por apresentar essas classes que vão desde a manipulação do Event Log do Windows até classes que interagem com o WMI - Windows Management Instrumentation.
Leia tudoAs várias maneiras de mandar e-mail utilizando .NET (Autenticado e não autenticado)
por Mauricio Junior / ASP. NET - 27/10/2008Neste breve artigo o autor mostra como enviar e-mails de forma autoenticada e não auntenticada.
Leia tudo